Topo
PLANTANDO O FUTURO: MINI COP FUTEBOL DE RUA! – Cultura Kids
fade
10223
post-template-default,single,single-post,postid-10223,single-format-standard,eltd-core-1.2.1,flow child-child-ver-1.0.0,flow-ver-1.6.1,,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-grid-1480,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-sticky-header-on-scroll-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,eltd-dark-header,wpb-js-composer js-comp-ver-7.7.2,vc_responsive

PLANTANDO O FUTURO: MINI COP FUTEBOL DE RUA!

PLANTANDO O FUTURO: MINI COP FUTEBOL DE RUA!

Crianças e adolescentes do Futebol de Rua

vivenciam conferência climática inspirada na COP 30

Com a proximidade da COP 30, que será realizada em novembro em Belém (PA), o Instituto Futebol de Rua, com o apoio de seus patrocinadores, vem mobilizando crianças e adolescentes de todo o país (em mais de 110 cidades) em atividades que relacionam esporte, cidadania e meio ambiente por meio dos dez projetos que executa em todos os estados brasileiros, com participação de quase 12 mil educandos, 7.276 meninos e 4.502 meninas. Dentre as atividades, destacam-se as oficinas “Mini COP – Conferência das Crianças pelo Futuro do Planeta” e “Partida Adiada – Carta às Autoridades”, ambas voltadas a jovens de 6 a 17 anos.

Na Mini COP, os educandos vivenciam uma simulação da conferência climática, representando diferentes países e propondo soluções para problemas ambientais como poluição, desmatamento, perda da biodiversidade e escassez de água. A dinâmica, além de lúdica, estimula valores de cooperação e protagonismo, reforçando o Fair Play como princípio central do Futebol de Rua. Além da simulação da conferência, as crianças também participam de jogos cooperativos que reforçam os conceitos de sustentabilidade, como a dinâmica da “pegada de carbono”. No encerramento, levam para casa uma cartilha a ser preenchida junto com a família, incentivando mudanças de hábitos cotidianos em prol da natureza.

Já na oficina Partida Adiada, o ponto de partida é a reflexão sobre como as mudanças climáticas impactam até o direito de brincar. Inspirados pela pergunta “Como vai ser o Futebol de Rua em 2030?”, os estudantes produzem manifestos ilustrados, que ganham vida em vídeos e cartazes apresentados por um porta-voz da turma. A iniciativa conecta a realidade das crianças à urgência de ações climáticas, transformando o esporte em instrumento de mobilização social. De acordo com o calendário, algumas escolas já realizaram tais atividades, enquanto outras ainda irão incluir as ações em seus cronogramas.

Segundo Fabiane Prado, supervisora pedagógica do FdR, a proposta é mostrar às crianças que o planeta é como uma grande casa comum: “Se não cuidarmos dela, ficará difícil de viver. A COP é justamente esse esforço coletivo para definir regras e ações que garantam um futuro sustentável para todos”.

Todo esse movimento resultará em um manifesto que será levado para a COP 30 em Belém (entre os dias 10 e 21 de novembro), cujo conteúdo representará as vozes das milhares de crianças envolvidas nas atividades propostas pelo FdR, organização que atua desde 2006 utilizando o esporte, a educação, a cultura e a tecnologia como ferramentas de formação humana para mais de 72 mil crianças e adolescentes em condição de vulnerabilidade, tendo em seu histórico 17.880 oficinas aplicadas. A partir do manifesto também serão criadas versões adaptadas para cada região do Brasil e entregues nas secretarias municipais, estaduais e o ministério do meio ambiente. 

Com um formato participativo e criativo, as atividades integram a educação ambiental ao cotidiano das comunidades, mostrando que defender o clima é também defender a infância e o direito ao esporte para todos.

Sobre Instituto Futebol de Rua

O FdR é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2006, que realiza projetos via Lei Federal de Incentivo ao Esporte e Lei Rouanet (Cultura), utilizando o esporte, a educação, a cultura e a tecnologia para o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

A metodologia desenvolvida pelo instituto alia o futebol de rua com aulas de formação humana, nas quais são exaltados conceitos como o fair play em um ambiente positivo, que permite que as crianças atuem como árbitros de seus próprios jogos. Dessa forma, eles são estimulados ao protagonismo dentro e fora do campo. Mais informações www.futebolderua.org

LUDMILA Sá Teles

Cientista política por formação, mãe, esposa e entusiasta por eventos infantis. A vinda do filho lhe tornou apaixonada pelos agitos dos pequenos e foi assim que surgiu o Instagram Cultura Kids Bsb onde divulga os melhores eventos infantis da cidade, apresenta opções de serviços para o público materno-infantil, além de fazer sorteios e coberturas e que devido ao sucesso, se tornou este site.

Sem Comentários

Poste um comentário

Siga-nos no Instagram